spadapele

Como saber se minha máscara facial funciona mesmo?

Escrito em 30/08/2018
Spa da pele

2

Você se acha sortuda? Pois eu digo que você e eu somos sim! Vivemos em uma época onde os produtos e os tratamentos estéticos que temos a nossa disposição são inúmeros. E lógico, isso não acontece por acaso, as pessoas querem ter mais qualidade de vida e junto com ela, porque não mais jovialidade e beleza?

É por isso, que quando vamos ao mercado, a farmácia e a lojas especializadas podemos encontrar, independente de marcas, desde creme anti-idade, loção adstringente e máscara facial de vários tipos e cores até sérum com ouro! Agora imagine, quanto tempo e esforço são dedicados ao desenvolvimento dessas fórmulas de alta tecnologia?

Cada produto contém princípios ativos diferentes para atender às necessidades da pele de cada pessoa. Entre os citados, gosto de destacar os benefícios que a máscara facial oferece para a derme. É ela quem fica mais tempo em contato com a pele e merece boa parte do crédito de nossos belos resultados na estética.

Para esclarecer mais sobre ela as nossas queridinhas, preparei este artigo com informações importantes que toda a esteticista deve saber. Vamos lá!

O que é máscara facial?

A máscara facial é um componente dos tratamentos estéticos  que pode ser aplicado diretamente sobre a pele, mas dependendo de sua formulação deve ser aplicada sobre gaze úmida ou seca. Então lembre-se sempre de ver com o fornecedor o melhor modo de aplicar, para facilitar sua retirada e até mesmo para que seja mais efetiva.

No entanto,  a dica para máscara desse post é; para garantir a ação profunda e prolongada de seus ingredientes ativos é necessário que a máscara seja aplicada formando uma camada medianamente grossa ou espessa sobre a pele.

Porque? Para assegurar que ela tenha massa suficiente para liberar a carga de ativos que você tanto deseja para a pele da sua cliente/paciente. Parece bobagem falar isso, mas se eu vejo, você também já deve ter visto imagens em diversas mídias sociais onde as pessoas posam com máscaras tão finas que ficam falhadas na pele.

Então pense comigo, essa parte que está falhada vai ter ativos para depositar na pele? É claro que não! A máscara facial tem que cobrir toda a pele, se não, não tem a função de máscara. Fica a dica!

As máscaras podem ser usadas para clarear, hidratar, tonificar, proteger a pele da poluição e até para eliminar rugas e manchas que surgem com o passar dos anos. Além disso, elas trazem vitalidade ao rosto, combatem a oleosidade, eliminam acne e fecham os poros.

Eu costumo dizer que este cosmético ainda relaxa as minhas clientes. O momento da máscara é uma oportunidade de transportar a cliente para um super relaxamento.  Ao esperar o produto agir na pele, elas podem se “desligar” das tarefas e dos problemas enfrentados no dia a dia.

Quando o procedimento é realizado em estéticas, clínicas de estética ou em SPA’s, o ideal é conduzir a pessoa para outro ambiente, um que seja tranquilo e apropriado para o relaxamento. Vale até uma cadeira massageadora, tudo em prol de deixar nossa cliente mais zen, permitindo que o produto atue melhor na cútis, deixando a pele mais bela!

A partir de que idade se deve usar a máscara facial?

As máscaras faciais nunca tiveram uma idade específica para uso. E isso gera uma baita discussão, pois muitos pré-adolescentes como eu sei e você também, começam  a ter os problemas com espinhas e acnes bem nessa faixa etária, buscam tratamentos logo cedo para reduzir o transtorno com essas mudanças na pele.

E aí, vai ficar esperando piorar? Claro que não, nós estamos aqui justamente para ajudar a indicar os produtos corretos e adequados ao tipo de pele nesse momento.

Logo, associada a idade cronológica, leve em consideração o problema e qual solução poderá dar ao seu cliente, que não tenha riscos e garanta uma cútis perfeita.

Afinal, com o passar do tempo, a necessidade de tratar a pele aumenta e, portanto, o produto deve ser utilizado para outras funções, como descrevi acima.

Como a máscara facial deve ser aplicada?

Recomendo que a máscara facial seja utilizada uma ou duas vezes por semana, dependendo da real necessidade de cada cliente/paciente.

Para iniciar o procedimento, limpe bem a pele com leite ou seiva de limpeza específica. Depois de enxaguar o rosto, seque-o bem com uma toalha de papel macia. Em geral, usamos alguns produtos ex: para acne, clarear ou rejuvenescer, de acordo com o objetivo do tratamento contratado.

Algumas máscaras usamos logo no início do tratamento, especialmente quando são máscaras para retirada de impurezas, mas a maioria em geral, são usadas na ultima fase do tratamento, quando a pele está em repouso e pode receber o máximo de ativos.

Então é nessa fase que se deve aplicar a máscara e esperar que ela aja — geralmente, o tempo de espera é de 20 a no máximo 30 minutos (Consulte o tempo determinado pelo fabricante) — no caso das máscaras de argila ou máscaras cremosas se houver necessidade, você ainda pode ir além e definir qual a melhor máscara para cada área do rosto, como essa foto aqui do post, você pode:

  • em regiões com poros abertos, aplicar máscaras adstringentes;
  • nas maçãs do rosto, máscaras com mais silício;
  • nas laterais, máscaras que tenham efeitos tensores como a argila verde.

Se a máscara for hidroplástica ou peel off, a remoção é muito fácil quando o tempo de secagem é respeitado, bastando apenas puxar a película pelas extremidades de maneira delicada. Já  no caso das máscaras cremosas, utilize água fria e retire-a bem com auxílio de gaze ou algodão.

Em ambos os casos, o ideal é aplicar o creme ou gel hidratante em seguida — e lembre-se também do essencial, se for de dia, use o protetor solar!

Para as clientes que precisam fazer a manutenção do tratamento estético em casa, costumo recomendar que seja feita a esfoliação facial uma vez por semana, assim remove as células mortas, o que faz com que a máscara facial do tratamento aja de modo mais eficiente.

Qual é a máscara facial mais indicada?

Os tipos de máscara facial são indicados de acordo com as necessidades de cada pele. São as substâncias ativas presentes nelas que vão determinar sua atuação, além do veículo ou seja se é mascara gel, máscara cremosa, máscara argilosa, máscara de alginato, máscara hidroplástica etc.

O importante é atuar com o máximo de eficiência. Conheça, a seguir, os tipos mais usados:

Acalmar a cútis

Para peles sensíveis ou que passaram por procedimentos estéticos mais intensos, como os peelings, o ideal são as máscaras calmantes. Elas são desenvolvidas a partir de ingredientes com ação suavizante como a camomila, o beta glucan, a calêndula, e tantos outros.

Combater a oleosidade

A pele oleosa ou com acne precisa de ativos adstringentes para controlar o excesso de óleo, além de limpar os poros e mantê-los fechados. Por isso, as máscaras faciais mais indicadas são as feitas com argila verde,  própolis, enxofre, mel, hamamélis, entre outras. Essas substâncias têm o poder de equilibrar, controlar a oleosidade, e também de regularizar o PH da derme.

Clarear manchas

As manchas na pele provocadas pela incidência dos raios solares ou problemas no organismo, costumam ser as maiores reclamações das clientes/pacientes.

E te asseguro, não é nada fácil tratar manchas, isso é coisa para nós os especialistas!

Estude bem o assunto, pois nesses casos, além de uma avaliação correta (anamnese), quando indicado, recomendo o uso de ingredientes potentes em concentrações altas, porém adequadas a pele e que atendam a legislação.

Tais como: extrato de alcaçuz, camu camu, extrato de asafetida, melfade, os ácidos mandélico, málico e kójico que também possuem ações clareadoras diretamente no alvo, ou seja nas enzimas precursoras da melanina, nada superficial.

Já para quem deseja tratamento a longo prazo, tipo em casa, a argila branca da uma ajudinha na uniformização da cor da pele.

Hidratar e nutrir

O organismo humano tende a perder nutrientes o tempo todo, assim como a água. Por isso, é necessário que esses elementos sejam repostos, independentemente do tipo de pele de cada pessoa.

Então, para suprir tais perdas, o ideal é usar máscaras faciais à base de ativos hidratantes como os conceituados N.M.F. (Fator de Hidratação Natural), ureia, vitamina E e principalmente ácido hialurônico, que hoje temos disponível até em nano-moléculas.

Renovar as células

A renovação celular é essencial para manter o viço e o brilho da pele. Ela tem o poder de promover e aumentar o turnover celular, com a redução das células mortas que ficam sobre a epiderme, os ativos tem mais capacidade de atuação. Os esfoliantes são ótimos para isso; e recomendo também o uso de ácidos como glicólico, salicílico e enzimas proteolíticas que agem retirando as células mortas, deixando a pele linda imediatamente.

Desintoxicar

Muitas vezes, a pele se encontra desvitalizada por vários motivos. Cabe ao esteticista detectar esse problema e, em seguida, utilizar uma máscara facial apropriada ao tipo da pele, mas com efeito imediato; conseguimos isso rapidamente com as argilas e também com máscara que tenha carvão ativado.

O carvão ativado tem o poder de remover cravos e o óleo produzido em excesso pelas glândulas sebáceas, resultando em uma cútis mais limpa, uniforme e radiante. Esses produtos possuem ação detox, mineralizante, anti-inflamatória, com ação rápida e eficaz.

Qual é a melhor máscara facial: caseira, industrializada ou manipulada?

As máscaras faciais são muito utilizadas pelas mulheres; os ingredientes para prepará-las são facilmente encontrados e os seus preços super acessíveis, alguns custam só o tempo de ir até a geladeira.

Mas lembre-se que, embora elas tenham a capacidade de tratar e hidratar a pele, a maior parte dos princípios ativos tem sua bio-disponibilidade afetada. Pois tem o grau de pureza dos ativos, concentração e tipo de veículo extremamente limitados, então algumas máscaras irão funcionar mais do que outras, ou seja, depende da pele e do ativo.

Quanto mais líquida for a consistência da máscara preparada em casa, melhor será a ação dela na derme, visto que você terá que ficar mais tempo com ela na pele. Mel, chá-verde e chá de camomila agem de maneira mais eficaz. Já as pastas feitas à base de ovo e aveia são mais densas e um pouco mais complicadas pois demoram mais para agir.

As máscaras faciais industrializadas têm um preço mais alto que as caseiras, mas em geral possuem ativos altamente concentrados, além do veículo condutor apropriado para conduzir esse ativo de forma atingir seu objetivo.

Dessa forma, eles penetram melhor na pele e promovem ações mais rápidas e eficientes. Por isso, os dermatologistas e esteticistas recomendam as fórmulas preparadas em indústrias que possuem laboratórios para pesquisa e testes de segurança  e eficácia, a fim de atender às necessidades de suas pacientes de maneira mais competente.

Além de durarem até 3 anos, o que é bem diferente das fórmulas manipuladas que você terá que deixar na geladeira e ainda assim, só poderá usar em si mesmo (lembre-se, a portaria ANVISA diz que manipulados são fórmulas exclusivas para “a pessoa”, não possuem testes para usar “em pessoas”). Então, jamais use manipulados em cabine de estética ou, passe o seu para uma colega.

Então, para saber se sua máscara facial funciona mesmo, fique sempre atenta às funções que lhe são ofertadas e compare com os ativos da composição, forma de aplicação e principalmente qual foi a mudança que você percebeu na pele após retirá-la. Se nada acontece, re-avalie seu cosmético!

Para ajudar você a escolher os melhores produtos e serviços do setor de cosmetologia, apresento a minha marca SPA da Pele Cosmecêuticos, onde concebi todo o conceito e formulações exclusivas para quem deseja o melhor resultado. Hoje presente em todo o Brasil. É a experiência de mais de 20 anos vivendo a estética e a cosmetologia.

São os mais inteligentes cosmecêuticos desenvolvidos com o objetivo de clarear, limpar, tonificar, nutrir e hidratar a pele, enfim restaurar, reestruturar a pele em suas camadas mais profundas. Além de máscara facial, oferece peelings e tratamentos corporais como: anti-celulite, anti-estrias e gordura localizada.

Para saber mais sobre a gente, baixe nosso aplicativo ou entre em contato e conheça os nossos produtos feitos com ingredientes naturais e sustentáveis. Você vai se surpreender! Até breve com mais dicas de estética para você impulsionar sua carreira!

Lucienne Souza