Conheça os 5 pecados capitais do marketing digital na estética

Conheça os 5 pecados capitais do marketing digital na estética

Escrito em 16/08/2018
Spa da pele

7

Marketing de conteúdo, mídia social, persona, e-book, webinar, engajamento, branding, post, google webmaster tools, CAC, midia paga, enfim, é nome e sigla que não acaba mais! E isso apenas para citar alguns termos do famoso marketing digital. É tudo muito novo, confuso e rápido, quando comecei minha carreira, talvez muito provavelmente, quando você começou a sua, ninguém falava nada sobre isso!

Embora pareça complicado no início, te asseguro, vale o esforço para se atualizar e conectar com esse novo momento do marketing digital.

Afinal, estamos na era digital e estar fora do mundo virtual é quase o mesmo que não existir! Portanto, se você não usa os meios digitais para divulgar sua marca e serviços, é certo que está perdendo clientes.

Não é de hoje que se sabe, que para atender aos novos e potenciais consumidores, é preciso estar onde eles estão. Então, a pergunta que faço é; onde estão seus clientes hoje? A resposta parece fácil, mas não é!

Agora, vou te ajudar refazendo a pergunta: Onde está a mente de seu cliente quando passeia pelo shopping? Ou, onde está o pensamento de seu cliente enquanto está sentado esperando para ser atendido no médico?

Veja como ficou simples a resposta, estão sempre de olho em seus smartphones e na maior parte do tempo, conectados em suas redes sociais!

Entendeu onde você deve estar? Interagir com seus clientes e futuros clientes nas redes sociais, faz com que você crie mais intimidade, fique sabendo dos acontecimentos especiais e do dia a dia deles

O que pode ser um bom “gancho” para oferecer um serviço,um tratamento específico para a necessidade que está por vir. Imagine comigo: você descobre, por meio de uma postagem, que uma cliente está prestes a se formar, casar, fazer uma viagem ou que está grávida. Quantos serviços e tratamentos você poderia oferecer agora, para ela aproveitar todos esses momentos com a auto-estima pra lá de alta?

Assim, quem deseja se destacar no mercado da estética, deve estar sintonizado com a era digital, marcar presença constantemente nas redes mais populares do momento e hoje isso significa: Facebook e Instagram. O que impressiona, é que embora tenha um impacto enorme sobre nossos clientes e sobre nós, essa é uma maneira fácil, prática e barata de se relacionar com os clientes e até prospectar novos!

Porém, tudo o que você fizer deve ser sempre muito bem pensado, a regra de ouro aqui é a “Feito é melhor que perfeito”. Mas lembre-se sempre que quanto mais próximo do “perfeito”, melhor, e nunca, em hipótese alguma confunda-a com “mal feito”. Aqui em nosso DAY SPA DA PELE tudo é feito com muito cuidado e atenção sempre!

Talvez você pense que precisa de uma equipe de Marketing ou Publicidade e Propaganda, para aparecer nas redes sociais e conseguir a atenção dos seus clientes, mas te garamto que não.

Ao contrário, criar uma estratégia de marketing digital voltada para as redes sociais, além de ser altamente eficiente, é muito barato e você pode fazer sozinha!

Tenho certeza que você já está pensando em algumas formas de divulgar seu trabalho, e quero muito te ajudar, então para começar a construção de sua estratégia de marketing online, separei 5 erros comuns que você deve evitar a todo custo. Continue a leitura e veja que são os detalhes que irão fazer toda a diferença!

1. Não divulgar o nome e a marca dos produtos que usa

Você trabalha com Peeling Amazônico, Lâminas de Ouro ou outros produtos diferenciados? Então, deixe seus clientes — potenciais ou que já foram conquistados — saberem disso. Estou falando sobre facilitar as buscas do público que procura por tratamentos específicos e inovadores.

Pense bem, alguém da sua cidade ou próximo de você está nesse exato momento, procurando por quem aplica o Peeling Amazônico e simplesmente não te encontra; porque você deixou de dizer isso em seu post?

Na hora de divulgar seus serviços nas redes sociais lembre-se das ferramentas de marketing digital, mostre quais são os produtos que você usa em seu atendimento.

Inclua informações básicas, como nome do produto ou marca, apresente uma breve descrição dos tratamentos que podem ser feitos e os resultados que cada um deles traz. Isso gera confiança, faz com que o cliente saiba que debaixo do seu balcão não irá saltar nada que não seja o melhor, por isso traga para a transparência o que faz.

2. Não informar seu endereço completo de atendimento

Quando você está em uma conversa presencial com alguém e fala sobre seus atendimentos, é muito fácil conseguir explicar, entregar um cartão, dar o seu número telefônico e até passar seu endereço, deixamdo claro onde fica o seu espaço para atendimento.

Mas isso falando pessoalmente, no famoso cara a cara. Agora uma pergunta básica; nos últimos dias, quantas pessoas você conseguiu atingir ou abordar assim? Acredito que poucas ou nenhuma, não é verdade?

Mas, com a internet a história fica bem diferente, o seu mercado já não é somente a sua cidade. Por experiência própria, posso dizer que com uma estratégia de marketing digital bem definida, você será encontrada por pessoas de todas as regiões do Brasil e, até mesmo, de outros países.

Se você estiver se perguntando o porque irá querer que alguém de outro estado ou país te encontre, a resposta é simples.

Aqui na minha clínica é muito comum que pessoas de outras localidades venham em busca de Day Spa, Limpeza de pele com Ouro e tantos outros serviços, porque procurou no Google, nos encontrou, e como irá passar por Maringá, seja numa viajem a negócios ou mesmo férias na casa de parentes e amigos, se organizam para fazer uma sessão ou o tratamento completo de acordo com a estadia aqui na cidade.

Geralmente ligam agendando e pagam antes para garantir que será possível receber o atendimento e não perder a vaga!

Por isso sempre que você fizer uma nova postagem, sobre seus serviços, além de falar sobre o tratamento e produto, lembre-se de usar os recursos de localização adicionando seu endereço completo, incluindo bairro, cidade e estado. Ajude o seu cliente a encontrar você!

3. Não divulgar resultados dos tratamentos

A concorrência no mercado da estética é bastante acirrada. Para sair na frente, é preciso conquistar a preferência dos clientes, além de dar toda aquela atenção especial para o encantamento e o cuidado com os detalhes

Também é muito importante mostrar resultado, uma das formas de alcançar esse objetivo é usar o marketing digital, utilizando os famosos e muito bem-vindos comparativos de “antes e depois”.

Descobri o quanto essa ferramenta que ninguém usava, é poderosa, quando iniciei esse movimento com a SPA DA PELE em 2001, mostrando em feiras e eventos o que nossa tecnologia podia fazer!

Mas cuidado, mostre o que é real, seja fiel e fidedigno em suas postagens, nada desses filtros e montagens! Pense bem, se nem você acreditar no seu trabalho, quem irá acreditar? Então faça o melhor e mostre realidade, com dados precisos!

Além disso, é preciso movimentar suas redes, e você já sabe que criar conteúdo/textos exige tempo e dedicação, então, mãos a obra! Divulgue seus melhores resultados, com textos curtos, focados no seu publico alvo, isso com certeza irá economizar muito tempo

E no final das contas, o que é bonito deve ser mostrado, concorda? Mas não esqueça de pedir autorização a suas clientes. Divulgue seu trabalho por meio de fotografias verdadeiras, com zero retoques, mostrando um verdadeiro antes e o depois do seu serviço estético.

Sua cliente falará a outras e terá orgulho de quem você é e pode ter certeza isso ajuda muito!

Uma outra ação muito válida quando o assunto é divulgação de imagens, é estimular suas clientes a postarem aquele “momento” do atendimento

Uma selfie, um vídeo curtinho, um depoimento elogiando o seu atendimento, algo verdadeiro, sem muitos retoques, que mostre ser original. Isso sim é sempre uma grande vantagem, é por aí que o boca a boca acontece na internet.

E se você decidir mergulhar de vez no marketing digital, criar uma logo ou adotar uma identidade visual mais profissional, essas são dicas básicas que vão te ajudar a começar sem erro:

  • busque realizar suas divulgações sempre com o mesmo padrão de cores e elementos;
  • tenha cuidado para não usar estilos de letras que já sejam usados por outras empresas do mesmo seguimento;
  • crie um logotipo simples e objetivo.

Em um mundo cada vez mais visual, definitivamente uma imagem vale mais do que mil palavras!

4. Deslizar no português em suas postagens

Para passar ainda mais confiança aos clientes é muito importante estar sempre em alerta ao escrever. Seja em uma legenda para uma foto, o texto de uma imagem, a resposta em uma mensagem.

Os clientes estão sempre ligados em sinais que influenciam diretamente na decisão de fechar ou não uma compra. Por isso cuide muito desse pequeno, mas decisivo detalhe.

Erros acontecem, e não vou te dizer que nunca escrevi nada errado (“afinau erar” é “umano”), mas brincadeiras à parte. Você me levaria a sério se no decorrer deste ou de qualquer um dos outros textos que publiquei nos últimos dias, tivessem vários erros de escrita?

Tenho certeza que não! Eu mesma vi a carreira de muitas colegas virarem piada por conta do desleixo na hora de escrever, porque o mundo digital não perdoa.

Então, na dúvida vá para o Word, digite sua mensagem e passe um corretor em toda a sua escrita antes de publicar, é o mínimo que você pode fazer!

Saiba valorizar e fortalecer sua imagem profissional para conquistar novos clientes, não esqueça que isso também é seu marketing pessoal.

Passe a dar uma atenção extra para a escrita, e se não for você que escreve ou responde as mensagens, a atenção é dobrada! Fique de olho, a reputação é toda sua!

5. Não responder os comentários e mensagens

Este sim é um erro que deve ser evitado a todo custo! Pois, ele é um total desperdício de todo o tempo, dinheiro, recursos e energia que foram empenhados em todas as ações que você desenvolveu até chegar ao ponto de despertar o interesse ou empatia de alguém.

Não importa se foi um comentário elogiando, uma “pergunta boba” ou uma pergunta que você já respondeu para outra pessoa no mesmo post.

Esse seu “espectador” quer a sua atenção, e não responder, além de dar a impressão de que você não se importa também é um fator de desmotivação para outros que gostariam de fazer perguntas ou deixar comentários!

Portanto, você deve estar atenta e disponível para esclarecer dúvidas, agradecer elogios e aprender com as críticas. Uma boa ideia é reservar um horário do seu dia para verificar seus perfis e responder às interações, pois demorar para receber uma resposta é aceitável, mas nunca recebê-la é terrível.

Uau! Esse mundo do marketing digital parece simples, mas cada detalhe conta e sempre há novidades para agregar. Em breve vou me aprofundar mais no assunto, mas hoje com esses conselhos você já pode começar ou aperfeiçoar o que já faz, e alcançar cada vez mais sucesso!

Se te ajudei um pouco, já fico feliz! Sei que é comum dizer isso, mas continue seguindo as páginas da Spa da Pele nas redes sociais — FacebookInstagramTwitter e YouTube — pois temos nos esforçado para colocar informações verdadeiramente úteis que farão você se destacar cada vez mais no mercado. Então aproveite ao máximo. Até a próxima!

Lucienne Souza