Vinhoterapia: Conheça essa incrível experiência!

Vinhoterapia: Conheça essa incrível experiência!

Escrito em 05/05/2018
Spa da pele

12

O que é Vinhoterapia

A Vinhoterapia é a técnica aplicada com base na utilização de produtos que tenham em sua composição nutrientes e elementos da uva, mais especificamente os polifenóis. Entre suas principais aplicações estão: de relaxamento, nutrição, renovação da pele.

O conceito de Vinhoterapia foi inicialmente desenvolvido por Mathilde Cathiard-Thomas e seu marido, que abriu a primeira Caudalie Vinothérapie Spa em 1999. Precisamente SPA do vinho é originário de Bordeaux, na França inspirado na generosidade de sua região vinícola.

Agora que já sabemos o que é vinhoterapia e também já entendemos um pouco mais sobre o contexto histórico, embarque comigo nessa viagem incrível!

É inverno e eu, como a maioria dos românticos, sinto na pele um clima de sofisticação, uma estação charmosa e envolvente. Um tempo que precisa ser vivido com inspiração, aconchego, boas conversas, amigos, bebidas quentinhas, que “acalenta nosso corpo e a alma”. Um tempo de cuidados, de banhos demorados, ideal também para hidratar e nutrir a pele, mmmm… isso me faz pensar num delicioso e aromático vinho e seus benefícios. Agora, imagine o abraço de um banho de vinho, que relaxante, garanto que já imaginou!

Essa técnica para banhos já existe e foi batizada de Vinhoterapia ou Day Spa do Vinho e desde então tem sido um dos rituais de banho mais aclamado pela mídia e procurado nos serviços de SPA e Day Spa.

Como assim, ritual?

É bem assim mesmo, o Spa do Vinho mais conhecido como Vinhoterapia é uma forma diferente de sentir o vinho e inebriar os sentidos! Na linguagem dos SPA’s usa-se o termo “ritual” para o conjunto de serviços e procedimentos que tornam a “Experiência de SPA” única!

O ritual implica em um valor diferente do tempo entre todos os envolvidos, tanto de quem prepara como de quem participa. O tempo ritual não passa como passaria em uma hora de trabalho ou de rotina diária. É um tempo ritual sensorial que só um SPA ou Day Spa do Vinho consegue produzir e proporcionar aos clientes, o efeito mágico necessário para encantar os sentidos.

Então, te convido a desfrutar dessa experiência…

“Você e aquele delicioso ambiente relaxante, clima de paz, harmonia e tranquilidade. Você olha o Menu de banhos e escolhe a Experiência VINHOTERAPIA.

Logo, lhe é apresentada a uma sala elegante, para iniciar a limpeza e oxigenação de sua pele, através da esfoliação corporal, seguido por uma ducha quente e logo após uma ou mais máscaras cremosas, flocadas são aplicadas em todo o seu corpo, enquanto aguarda a ação das máscaras, percebe um som muito suave ao fundo, tudo tão tranquilo e calmo, seu corpo relaxando e sua respiração desacelerando, instantes para aquietar mente e equilibrar emoções.

Você aproveita e aceita a dica da profissional, para também hidratar o rosto, então, uma delicada máscara facial é bem vinda. E finalmente chega o momento do famoso Banho de vinho, a sala de banhos exala um perfume que te convida a entrar logo no banho de imersão, e você percebe que até a temperatura da água foi milimetricamente calculada.

Tudo acompanhado por uma delicada taça de vinho tinto, então, você descobre que: O banho é completamente diferente do que faz em casa e pensa “o que será que tem na água? E embora não saiba o que é de fato, percebe que sua pele fica a cada minuto mais macia, suave, sedosa e a sente perfumada. São 20 minutos de puro relaxamento! Neste momento, você ainda recebe uma dose extra de hidratação, quando colocam algo semelhante a Pérolas na água, e pasme, são sais especiais com formato de pérolas.

Que luxo! Pensamentos maravilhosos fluem e a sensação é de que você foi nasceu para isso! Afinal, você merece tudo isso! Enfim, é hora de sair do banho de vinho e alguém te conduz a sala de repouso.

O banho te envolve, cada detalhe conta

Que surpresa! Na sala um mimo especial do SPA te espera, uma deliciosa e pequena degustação. Enquanto saboreia, você sente todo esse bem-estar e até pensa que acabou, mas na sequência é convidada(o) a usufruir o último dos serviços da Vinhoterapia, uma massagem relaxante com deliciosos óleos balsâmicos enriquecidos de óleos essenciais.

Você sente seu corpo diferente e em sua mente os pensamentos ecoam “Que cheiro maravilhoso! Que pele sedosa! Eu mereço!”.

Enfim, uma experiência viva do que é bem-estar, relaxamento, tranquilidade, merecimento e rejuvenescimento, equilíbrio do corpo, mente e alma!

Parece exagero? Será que necessita de tudo isso mesmo para um Day Spa do Vinho? Claro que sim!

Sobre isso a Expertise Renata Lima – Gerente LEGER PORTO DE GALINHAS – Enotel – Recife-Brasil, diz:

“Aqui preparamos a experiência completa para um despertar de sensações que devolvem por completo o conforto e bem-estar com as notas do vinho tinto, desde o pré-banho, banho, massagem acompanhado de uma taça de vinho de boa safra e uma degustação do LEGER SPA” …“O Banho Romano é uma ótima proposta em nosso menu, pois atrai muito os hóspedes do Enotel para o Leger SPA”.

O sucesso está em proporcionar a Experiência de SPA ou Day Spa completa para assegurar o bem-estar do cliente, então, nem de longe dá para vender banho por banho!

Vamos mais a fundo… então, e o cliente como ele pensa?

Para isso, fui até uma das Autoridades no País quando o assunto é SPA – Sylvia de Segantini – Diretora para Certificação na ABC – SPA’s do Brasil que traduz o sentimento do cliente que procura por estes serviços:

“Sou igual a maioria dos clientes, eu busco em minhas viagens de férias descansar e experimentar o que há de melhor em terapias de SPA’s. Gosto de novidades, mas eu avalio tudo o que eu vou contratar no Cardápio de SPA. Procuro saber tudo antes, pois quero a garantia do retorno quer seja para beneficiar a minha pele ou para o meu bem-estar”.

Mas, e agora?

Quero oferecer essa maravilhosa experiência de Day Spa do Vinho, o que usar na água? O Vinho do mercado é suficiente? O que é diferente? Continuemos a viagem, na história, realidade e a diferenciar o que é moda do que é bem-estar assegurado.

Banho iniciado lá na antiguidade…

A história da terapia do vinho remonta a antiguidade. Hipócrates já tratava febres, o estômago com suco de uva e a pele com óleo de semente de uva. Partimos de tão longa data para onde a vinhoterapia teve a sua comprovação científica nos dias de hoje.

Precisamente o SPA do vinho é originário de Bordeaux, na França inspirado na generosidade de sua região vinícola. O conceito de Vinhoterapia foi inicialmente desenvolvido por Mathilde Cathiard-Thomas e seu marido, que abriu a primeira Caudalie Vinothérapie Spa em 1999.

Voltando ao hoje

O mundo SPA aprovou e desde então, a indústria da beleza emprega os polifenóis das uvas para produzir potentes fórmulas cosméticas que desafiam a idade, principalmente para o uso facial com indicação de combater as rugas.

Os Polifenóis são encontrados principalmente na casca de uvas vermelhas ou roxas e no vinho tinto. Têm o poder antioxidante maior que das vitaminas C e E, sendo considerado um tratamento poderoso e eficaz para inibir a ação dos Radicais Livres que agem no nosso corpo. Isso inclui etapas de tratamentos pela pele e uso como alimento. Para a pele, agem contra as radiações ultravioletas do sol e dos ataques biológicos de fungos, vírus e bactérias. Contribuem para a elasticidade da pele, fortalecem os vasos capilares e retardam o seu envelhecimento,  isso é o que faz o Day Spa do Vinho ser tão procurado.

O que é “Realidade” e o que é “Modismo” em Vinhoterapia?

É preciso garantir a eficiência e a segurança da Vinhoterapia para que os benefícios realmente aconteçam. Por isso é preciso saber que não é eficiente e nem seguro preparar o banho sem considerar a temperatura da água, assim como adicionar vinho tinto de baixa qualidade – observei isso algumas vezes com meus próprios olhos!

Porque não?

Porque além do baixo teor de polifenóis, esse tipo de vinho tem também alto teor alcoólico. É certo que vinhos de boa qualidade e na proporção adequada custam caro para uma prática profissional em SPA e Day Spa, especialmente quando é necessário utilizar tonéis de vinho para obter a ação dos polifenóis e creditar como tratamento de Vinhoterapia.

Se prestar atenção, muitos SPA’s praticantes desta técnica estão situados em regiões vinícolas, que têm fácil acesso às matérias-primas de interesse, e o cliente está envolvido pelo tema: provas de vinhos, colheita de uvas, visitas a produtores de vinho e passeios pelos parreirais.

E para os SPAs que não estão situados nestas regiões produtoras?

Sabemos que o valor do litro de vinho de boa qualidade pode tornar o processo inviável financeiramente. Então o que fazer? A tecnologia cosmética é a solução eficaz que permite oferecer um Day Spa do Vinho sem os prejuízos que o excesso de álcool possa provocar na pele.

Estão ao nosso alcance inovações de matérias-primas e formulações cosméticas pensadas para fornecer a porcentagem desejada de polifenóis, que é o principal ativo extraído da uva para os tratamentos estéticos.

É assim que pensa Spa da Pele Cosmecêuticos, que criou em sua Linha Ofurô Premium o Banho Romano, exclusivo para a Vinhoterapia que tem as quantidades suficientes de Polifenóis, vitaminas, minerais, entre outros ativos.Estes produtos adicionados a água do banho promovem a Vinhoterapia ao manter o prazer que o vinho e seu aroma fornecem, e o melhor de tudo é que possuem a concentração calculada para serem diluídos na água do ofurô ou de banheiras. É só desfrutar!

Banho de imersão precisa ser levado à sério!

O fato de um cliente se permitir um momento de imersão SPA, traz uma consciência de que ele quer se cuidar e receber todos os benefícios que as substâncias presentes na água estão fornecendo, se colocando na presença dos ativos e permanece lá para que façam efeito.

E o contato não pode ser fonte de agressão à pele. Voltando a questão do tempo, reflita comigo: quem hoje tem tempo para perder em momentos que não acrescentam valor e que até podem gerar ressecamento e favorecer o aparecimento de irritações cutâneas? Sentiu a responsabilidade? Este é o alerta para a necessidade de usar os produtos corretos e seguros para que toda essa magia aconteça. E acredite, ela acontece!

Case de Sucesso

O Balneário Águas de Lindóia, que há várias décadas oferece na região banhos com águas termais como uma riqueza natural e para cura de várias enfermidades da pele, artrites, e aparelho respiratório inovou e buscou com a empresa CONSULTORIA DO BANHO, que implantou as “Experiências completas de banho”, isto aumentou seu faturamento consideravelmente.

Segundo o depoimento do diretor do Balneário, Dagnaldo de Araujo Silva:

“Houve um aumento nas vendas desde que implantamos os “Banhos de SPA” em nosso menu. Agora não vendemos somente os banhos termais medicinais, mas sim, vendemos banhos de SPA mais glamourosos e preparados com a qualidade das nossas águas medicinais. Só podemos usar produtos testados como requisito primordial. Para cada banho de SPA aferimos um aumento de 15% nas vendas”.

 Balneário – Águas de Lindóia

Enfim, meu Happy End…

A imersão é essa técnica segura de SPA, a Vinhoterapia ou Day Spa do vinho em banhos termais, por si só faz você viajar em um ritual maravilhoso, relaxante e de resgate ao amor próprio, de fato, um estímulo aos sentidos e muito bem-estar. Posso afirmar, é uma verdadeira delícia!

As sensações? AAAAhhh… tenha em mente: quem desfruta deste incrível experiência de Vinhoterapia em SPA’s e Day Spa’s confiáveis, assim como eu, não conseguirá descrever 100% o que sentiu por mais que tente como fiz acima, não existem palavras para isso.

Só um fluxo de emoções, sentimentos, sensualidade, que se combinam ao brilho da pele revigorada e sedosa. Classifico como uma experiência fantástica da categoria!

Se desfrutar deste serviço em um Day Spa Urbano, avise antes da terapia que o ideal é providenciar carona de volta para casa!

Lucienne Souza

Dica para Profissionais:

“Tanto na consultoria para SPA, no curso de Banhos, quanto nas Certificações de SPAs, eu oriento sempre os profissionais para terem o devido cuidado ao se aventurarem com a adição de matérias-primas “in natura”. Primeiro porque se estas forem colocadas em quantidade insuficiente nada acontece como ação por princípios ativos proclamados para relaxar, revigorar ou embelezar e isso vai frustrar o cliente no SPA e clientes insatisfeitos não voltam! Ou, se as mesmas substâncias colocadas com exagero poderão causar riscos de danos para a pele e até para a saúde da pessoa.

É um mercado que não permite amadores! “e Sylvia de Segantini conclui com a seguinte orientação: “No SPA, oriento que sejamos profissionais acima de tudo, para uma boa sequência de Vinhoterapia indico ao meus clientes, o Banho Romano e Óleo Balsâmico que já possuem óleos essenciais para a massagem, uma taça de vinho tinto especial e degustação personalizada do SPA. Em referência, posso citar o sucesso do último SPA que atendi, o conceituado Leger SPA Porto de Galinhas ISO 9000, que fica no ENOTEL em Recife.

No menu de banhos, incluí a Vinhoterapia Romano, porque encanta aos hóspedes receber um banho cremoso, com uma espuma que mais parece um chantilly, e delicioso aroma de vinho tinto, então a Vinhoterapia de fato entrega o que promete”

Desfrute de mais conhecimento, continue sua pesquisa…

REFERÊNCIAS

HUNG, C.F. et al. Delivery of resveratrol, a red wine polyphenol, from solutions and hydrogels via the skin. Biological & Pharmaceutical Bulletin. V.31, n.5, 2008

KWAK, S. et al. Ethanol perturbs lipid organization in models of stratum corneum membranes: An investigation combining differential scanning calorimetry, infrared and H NMR spectroscopy. Biochimica et Biophysica Acta, 1818, p.1410-1419, 2012.

al. The grape antioxidant resveratrol for skin disorders: promise, prospects, and challenges. Archives of Biochemistry and Biophysics, v.508, n.2, 2011

Agradecimentos a Colaboração especial

Sylvia de Seganttini
Proprietária da empresa

CONSULTORIA DO BANHO

Diretora para certificação de SPAS na Associação Brasileira de Clínicas e Spas do Brasil

Consultora SPA E Clínicas desde 1.999

http://www.consultoriadobanho.com.br/