Marketing na estética: saiba como ser uma esteticista influencer

Marketing na estética: saiba como ser uma esteticista influencer

Escrito em 07/05/2020
Spa da pele

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Quantas vezes você já viu um produto pelas redes sociais e acabou comprando? O marketing na estética tem o mesmo poder. Com uma boa estratégia e esforço, é possível atingir seu público e aumentar o envolvimento de clientes com o seu estabelecimento, gerando curiosidade para conhecer novos tratamentos e serviços.

De forma simples, ser uma esteticista influencer é tirar as dúvidas comuns sobre procedimentos e mostrar um pouco de seu dia a dia aplicando o marketing na estética. Isso, além de aproximar as pessoas, transmite confiança! É exatamente esse grau de confiança que faz com que você seja uma autoridade no assunto e ao fim do ciclo, gera interesse pelo seu serviço, tratamento ou produto.

Você deve estar pensando “ok, mas como?” Não se preocupe! Separei aqui algumas dicas para que você possa usar as redes sociais a seu favor, prepare-se com elas e comece a construir a sua influência digital ainda hoje!

Fale a língua de seu público

O primeiro passo do marketing em qualquer área é entender seu público-alvo como ninguém, e não seria diferente com o marketing na estética. Ter esse conhecimento serve não só para redes sociais como também para qualquer ação de comunicação que você pense em fazer.

Fique de olho em quem costuma fazer procedimentos estéticos com você, considerando idade, onde mora, seus interesses, curiosidades, o que costuma procurar, quais assuntos mais interessam, entre outros fatores. É a partir dessa simples observação que poderá descobrir quais temas são mais interessantes para o seu público.

Essa dica também vale muito para o público que você pretende atingir, afinal, mesmo tendo um volume maior de atendimentos em uma determinada faixa de idade ou localização, você também pode estudar públicos novos que deseja passar a atender, e a partir daí, gerar conteúdos para chamar atenção dessas pessoas em específico.

Até mesmo o modo de falar pode ser adaptado: as clientes são mais jovens e despojadas? Então use gírias e uma linguagem solta. Caso sejam mais maduras e conservadoras, você pode adaptar para a linguagem um pouco mais formal, por exemplo.

Experimente diferentes formatos

O grande segredo na hora de produzir um bom conteúdo é: testar. Teste a criação de conteúdos em vários formatos para entender com qual se sente mais confortável e também o que traz mais engajamento com seu público.

O engajamento é o envolvimento dos seus seguidores com a foto ou vídeo publicada em seu perfil, sendo medido através das curtidas, compartilhamentos e comentários. É através do engajamento que você irá conseguir medir se a sua estratégia está funcionando para chamar atenção de seus seguidores.

Há quem se entenda melhor com imagens; para outros, vídeo é o que funciona. Você pode começar com imagens e vídeos curtos para o Facebook e Instagram, enquanto testa o seu público para alçar vôos maiores, como um canal no YouTube ou mesmo no IGTV, que vem crescendo bastante no Instagram.

Mas não esqueça, curtidas e comentários não pagam as contas. Após um certo tempo de divulgações e publicações o resultado final deve ser o aumento em seu fluxo de atendimentos e mais “din din” no bolso.

Feche parcerias

Uma pesquisa recente feita pela MindMiners revelou que 45% das pessoas já comprou um produto ou serviço indicado por influenciadores. Com esse dado em vista, você pode considerar as parcerias com influencers da sua região que já tem um público formado que seja compatível com o que você pretende alcançar.

Assim como na “vida real” a internet também exige constância, por isso, ao invés de uma ação isolada de tempos em tempos, é mais vantajoso criar um relacionamento com um ou alguns influenciadores – de acordo com a sua disponibilidade de tempo e dinheiro para investir nessas parcerias.

Mantenha contato, convide testar novos procedimentos mas principalmente, tente encaixar o tratamento ou serviço que seria o de maior interesse para o seu público alvo. Assim, você estreita os laços e o conteúdo criado por essa rede permite uma divulgação mais natural, mostrando mais da realidade e resultados para quem acompanha.

As vantagens de contar com parceiros digitais para o marketing na estética é que: se o público deles é o público que te interessa ele pode ser convertido para o seu perfil, desde que se interesse pelo conteúdo que você está gerando.

Mostre o dia a dia pelo stories

Hoje em dia, dificilmente alguém não acompanha os stories do Instagram. E essa é uma ótima oportunidade para aproximar quem segue seu perfil, sabia?

A maior vantagem do Stories é que ele tem prazo de validade, ou seja, em 24 horas o vídeo ou foto que você publicou lá é apagado automaticamente. Por isso você pode usar para publicar vídeos e fotos mais espontâneos sem se preocupar com eles estampados em seu feed.

Considere mostrar os bastidores dos tratamentos estéticos e dar dicas de produtos que você recomenda ou usa no dia a dia. Assim, você se posiciona como fonte de informação.

Aproveite o stories, ainda, para criar enquetes e fazer perguntas, a fim de entender quem são as pessoas que acompanham seu perfil e com isso tornar seu conteúdo ainda mais interessante. Outra dica muito utilizada é oferecer descontos exclusivos.

Começar aplicando algumas técnicas básicas de marketing como essas é uma opção barata para testar se você quer ou consegue fazer a produção destes conteúdos. Lembre-se que mesmo tudo sendo feito por você, exigirá seu tempo e dedicação.

Existem muitas oportunidades de aumentar sua clientela com o marketing na estética e, colocando essas dicas em prática à partir de agora, você pode explorá-las da melhor forma. Portanto, comece um planejamento simples e fácil de aplicar para dar o pontapé inicial e se tornar uma esteticista influencer.

Se você ficou com alguma dúvida, já aplica alguma dessas ideias ou tem alguma dica e quer compartilhar seu conhecimento sobre as redes sociais, deixe o seu comentário aqui embaixo para discutirmos mais sobre esse assunto tão rico!